Receitas

O sabugueiro tem ampla gama de aplicações culinárias em toda a Europa e restante mundo. A flor do sabugueiro é comum em muitas bebidas refrigerantes. Juntamente com os frutos, as flores, também podem ser usado para fazer vinho e licores. As bagas são utilizadas para fazer compotas, molhos e chutneys, enquanto partes da Escandinávia usam as bagas para fazer uma sopa tradicional. O único desafio é consumi-lo de uma forma que oferece todos os benefícios nutricionais. Apresenta-se aqui algumas receitas que podem ser utilizadas no quotidiano.

 

Xarope de Baga de Sabugueiro

Sugestão de Apresentação

1 kg de bagas de sabugueiro;

1 kg de açúcar;

1 l de água fervente;

Modo de Preparação:

Numa panela, coloque para ferver a água e o açúcar por cerca de dez minutos;

Adicione um quilo das bagas de sabugueiro e deixe ferver por quatro minutos;

Agora é só retirar do fogo, cobrir, deixar descansar por duas horas e depois peneirar;

Por fim é só cozinhar novamente e colocar em garrafas.

Queques de banana com Compota de Sabugueiro

Receita de Clara de Sousa – A minha Cozinha

Sugestão de Apresentação

3 bananas médias, bem maduras

1 ovo L

75 ml de óleo vegetal

50 ml de leite

1 colher de chá de extracto de baunilha

100 g de açúcar

200 g de farinha T55 com fermento (farinha para bolos)

Meia colher de chá de sal fino

2 colheres de chá de fermento em pó

1 colher de chá de canela em pó

12 colheres de chá de compota de sabugueiro

Modo de Preparação

Descasque as bananas, retire-lhes os fios e esmague-as bem numa tigela. Junte o ovo, o óleo, o leite e o extracto de baunilha e bata com vara de arames para uniformizar bem. Finalmente, envolva o açúcar, depois a farinha misturada com o sal, o fermento e a canela. Envolva apenas. Não bata muito a massa. Unte muito bem 12 formas de queque e distribua a massa por todas elas. A massa deve chegar a 2/3 da capacidade das formas. Por cima da massa, no meio, sem pressionar, coloque uma colher de chá de compota (usei sabugueiro, mas pode usar a que mais gostar). Com a cozedura a compota vai entrar na massa. Leve a forno pré-aquecido a 180º durante 20 minutos. Os queques ficam ligeiramente dourados. Retire do forno e deixe arrefecer durante uns 10 a 15 minutos antes de desenformar e colocar em caixinhas de papel frisado.

Espumante de Flor de Sabugueiro

Sugestão de Apresentação

750 g de açúcar refinado

475 ml de água quente

14 Corimbos de flores de sabugueiro

2 Colheres de sopa de vinagre de vinho branco

Sumo e casca de 1 limão

4 l de água.

Modo de Preparação

Misture o açúcar com a água quente. Deite a mistura num recipiente grande de vidro ou plástico. Adicione os restantes ingredientes. Mexa bem, cubra e deixe macerar durante 5 dias. Passe o líquido para garrafas esterilizadas com tampa de enroscar, de vidro ou plástico. Deixe repousar durante mais uma semana, aproximadamente. Sirva muito frio com tiras finas de casca de limão.

Fritos de Flor de Sabugueiro

Sugestões de Apresentação

1 ovo

200 g de farinha

50 g de açúcar

450 ml de leite

6 grandes corimbos de flor de sabugueiro

Óleo para fritar

1 colher de sopa de mel

Sumo e as raspas de 1 limão

Modo de Preparação

Usando um garfo, bata o ovo, farinha, açúcar e leite, juntamente com as raspas de limão. Esprema o limão e coloque seu sumo de lado. Deixe repousar a massa por uma hora.

Numa frigideira anti-aderente, aqueça cerca de meio centímetro de óleo em lume forte. Sacuda as flores de sabugueiro de forma a estas não terem quaisquer insectos, mas não as lave, pode perder o sabor característico das mesmas. Mergulhar as flores na massa grossa, segurando pelo caule, em seguida, colocar, com o lado flor em primeiro lugar, no óleo quente. Vire os corimbos após cerca de dois minutos. Frite também do lado do caule. Em seguida, retire e escorra em papel de cozinha. Num prato de servir, disponha os corimbos já preparados com algumas flores de sabugueiro frescas, regue com sumo de limão. Pode também polvilhar com canela e açúcar em pó!