A Baga

Atualmente, a baga de sabugueiro já ultrapassou a medicina clássica e tornou-se num ingrediente alimentar cada vez mais popular e funcional. O sabor ímpar das bagas aliado aos seus extraordinários benefícios para a sua saúde levou ao sucesso das bagas.

Os frutos são drupas elípticas, globosas, que apresentam cor negra, escura, em média de 3 a 5 mm de diâmetro . As drupas estão agrupadas em infrutescências pendentes. Contêm 3 a 5 sementes no interior da polpa suculenta.

As bagas de sabugueiro contêm heterósidos flavónicos e rutina, isoquercitrina e hiperóxido: 3% de taninos, antocianósidos (0,2-1%), sambucina, sambucianina e crisantemina (3-ramnoglucósido, 3-xi-lo glucósido e 3-glicósido da cianidina, respectivamente), assim como os diglicósidos 5-0-glucosil-sambucianina e 5-0 glucosil–crisantemina. Para além destes constituintes tem, aproximadamente 0,01% de óleo essencial, no qual se identificam trinta e quatro componentes.

Todas as propriedades referidas anteriormente são utilizadas na indústria farmacêutica e cosmética, as antocianinas são procuradas por outro mercado consumidor, mais propriamente a industria alimentar. As antocianinas estão incluídas entre os grupos mais importantes de pigmentos vegetais, sendo utilizada como corante natural de tonalidade vermelha, de grande concentração, solubilidade e estabilidade, face a outras fontes de antocianinas vegetais, e com grande estabilidade batocrómica.

Os benefícios para a saúde que a baga poderá proporcionar advêm, sobretudo, das antocianinas que fazem parte de um grupo de compostos em C15, denominados flavonoides. Estas possuem mais capacidades antioxidantes do que as vitaminas E, ou mesmo C. Para além disso, as mesmas acentuam a função imunitária, ao aumentarem a produção de citocinas. Estas proteínas únicas atuam no sistema imunitário como mensageiras, pelo que o organismo cria defesas contras as doenças. Também possui compostos flavónicos, ácidos orgânicos, açúcares redutores, taninos e vitaminas A e C.

Nutricionalmente, a baga de sabugueiro é muito pobre em gordura saturada, sem colesterol, pobre em sódio, valores altos de ferro, potássio, vitamina A e B6 e valores elevados de fibra e vitamina C.

Tipo de Fruto
baga

Consistência do Fruto
carnudo

Maturação do Fruto
agosto